Tuesday, February 16, 2010

O BLOCO DA VACA


Foto by Fernando Campanella

Hoje, terça-feira de carnaval, o bloco 'Gertrudes' sai às ruas centrais da cidade. Seu personagem principal é uma 'vaca' estilizada, incorporada por um participante do grupo. O objetivo da mesma é assustar as crianças, de uma maneira sadia, apenas por diversão.

O bloco 'Gertrudes' dá prosseguimento a uma tradição que remonta à minha infância, e, creio, a bem antes. Naqueles tempos o grupo não tinha nome nem estandarte, era por nós chamado simplesmente de 'Bloco da vaca'. A fantasia era mais simples, de cor preta, e realmente nos assustava. O objetivo dos foliões era, além da diversão, a arrecadação de algum trocado para que pudessem beber e se divertir no carnaval.

O Bloco da Vaca, assim como o atual 'Gertrudes', são manifestações populares dignas de registro. São a alma do antigo carnaval de Minas, da época dos corsos, dos blocos caricatos, dos cordões, do mestre Vitalino Duarte cantando com seu burrinho pelas ruas no carnaval de Leopoldina.

Fernando Campanella

4 comments:

  1. O bonito do carnaval são as tradições pitorescas, tão diversificadas em nosso imenso país, todas querendo transmitir a alegria ao seu jeito.
    um abraço

    ReplyDelete
  2. o bonito é a simplicidade e a forma de se expressar. a rua, a batucada, a criançada... gente humorada, isso sim é carnaval o resto é bagunça.

    ReplyDelete
  3. Lindo, adoro essas expressões culturais, vivo em busca delas.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você,
    Saudações Educacionais !

    ReplyDelete
  4. Vim conhecer teu cantinho e adorei!
    Também tenho fotos de Minas Gerais em meu blog: "Lago Azul"!!
    Vou te seguir, ok?
    Besos
    Ceiça

    ReplyDelete